1002 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O Reino Unido anunciou o envio do navio de guerra ’HMS Trent’ para a Guiana, em meio a tensões crescentes com a Venezuela sobre a região do Essequibo. Esta área, rica em petróleo e compreendendo dois terços da Guiana, tem sido um ponto central nas reivindicações territoriais renovadas da Venezuela.
Este movimento britânico, revelado pelo Ministério da Defesa, acontece após a Venezuela reafirmar suas pretensões sobre o Essequibo. O ’HMS Trent’, que geralmente opera no Mediterrâneo, foi deslocado para o Caribe no início de dezembro, inicialmente para combater o tráfico de drogas. Agora, sua chegada à Guiana é vista como um apoio do Reino Unido ao país sul-americano, após a recente visita do chefe da diplomacia britânica para as Américas, David Rutley.
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, e o líder venezuelano, Nicolás Maduro, realizaram conversações em São Vicente e Granadinas para diminuir as tensões. Entretanto, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, descreveu a ação britânica como uma "provocação" e manifestou preocupações com a paz na região do Caribe e da América.
A disputa pelo Essequibo remonta há séculos, com a Venezuela reivindicando a área desde sua independência da Espanha em 1811 e o Reino Unido assumindo o controle da Guiana em 1814. A questão foi intensificada com a descoberta de grandes reservas de petróleo pela ExxonMobil, transformando a economia guianense e reacendendo disputas territoriais. A Guiana, membro do FMI, experimentou um crescimento notável, contrastando com a crise econômica venezuelana.
Apesar das tensões, ambos os países se comprometeram a resolver suas disputas segundo o direito internacional e a evitar o uso da força. Uma reunião futura entre Guiana e Venezuela está planejada para ocorrer no Brasil nos próximos três meses.
Com informações da BBC
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.