1058 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Uma ação legal foi iniciada pelo governador da Província de La Roja, Ricardo Clemente Quintela, visando suspender o Decreto 70/2023 emitido pelo presidente argentino Javier Milei. Este decreto, que entrou em vigor em 21 de dezembro, promove a desregulamentação em diversos setores da economia argentina.
As mudanças introduzidas pelo decreto incluem a flexibilização do mercado de trabalho, a desregulamentação dos serviços de internet via satélite e da prática da medicina, a revogação de mais de 350 normas locais, e a conversão de empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando a privatização.
Os advogados Raúl Zaffaroni e Raúl Gustavo Ferreyra, que assinam a petição, argumentam que o decreto é inconstitucional, violando mais de 170 anos de tradição constitucional argentina, e pedem que seja declarado nulo e sem efeito. Eles também solicitam uma medida liminar para suspender imediatamente os efeitos do decreto.
A ação judicial destaca que o decreto subverte a ordem jurídica argentina e danifica o sistema democrático do país, acusando o Poder Executivo de agir fora dos protocolos constitucionais.
A ação, que pede tramitação urgente mesmo durante o recesso judicial de janeiro, devido à gravidade da situação, coloca em questão o decreto do presidente Milei, alegando que ele ameaça a ordem institucional e democrática da Argentina.
Com informações Conjur
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.