1017 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, reafirmou o compromisso do país com meios pacíficos e legais para resolver a longa disputa territorial com a Venezuela. Ele enfatizou a importância da paz na região e expressou preocupação com a segurança regional.
Ali destacou que a Guiana assumirá a presidência rotativa da Comunidade do Caribe (Caricom) a partir de 1º de janeiro, destacando o papel vital da organização na garantia da paz e segurança internacionais.
A disputa territorial entre a Venezuela e a Guiana sobre a região do Essequibo, rica em petróleo, remonta a mais de um século. A tensão aumentou após a descoberta de um grande campo de petróleo na área em 2015.
A Venezuela reivindica o Essequibo com base no Acordo de Genebra de 1966, enquanto a Guiana levou o caso à Corte Internacional de Justiça da ONU em 2020. A recente chegada de um navio de guerra britânico na região e exercícios militares venezuelanos nas proximidades aumentaram as tensões.
A Guiana e a Venezuela receberam pedidos internacionais para evitar ações que alterem o status quo na região disputada. A oposição venezuelana e o governo venezuelano expressaram preocupação com a presença militar britânica, pedindo a retirada do navio e o diálogo direto para resolver o conflito.
Com informações do Télam
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.