1042 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para 8 de fevereiro uma sessão para discutir a relação de trabalho entre motoristas e entregadores de aplicativos e as empresas. A pauta busca definir uma orientação geral sobre a existência de vínculo empregatício nesses casos.
A Primeira Turma do STF, liderada pelo ministro Alexandre de Moraes, propôs analisar um caso modelo para estabelecer um precedente sobre o assunto. Um julgamento virtual foi considerado para permitir a análise mais abrangente.
A Primeira Turma já havia decidido que não há vínculo empregatício entre um motorista e o aplicativo Cabify, anulando uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região que reconhecia direitos trabalhistas. Esta será a primeira vez que o plenário do STF analisará a questão de forma geral.
O caso específico a ser julgado envolve um entregador e o aplicativo Rappi, com o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e o Tribunal Superior do Trabalho reconhecendo a relação de emprego. O ministro Alexandre de Moraes, em análise individual, suspendeu essas decisões.
O julgamento desse caso será crucial para estabelecer uma diretriz geral aplicável a situações similares, visando oferecer segurança jurídica no debate sobre direitos trabalhistas e a dinâmica do trabalho em plataformas digitais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.