1179 visitas - Fonte: plantãoBrasil/X
Pedro Luis Kurunczi, empresário do Paraná, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) como o primeiro financiador dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo a Folha de S. Paulo, ele é acusado de fretar ônibus para transportar participantes dos ataques em Brasília.
A denúncia, que corre em segredo no Supremo Tribunal Federal (STF), acusa Kurunczi de organizar e financiar a viagem de 108 passageiros a Brasília, muitos dos quais participaram da invasão aos Três Poderes.
O MPF denunciou o empresário por uma série de crimes graves, incluindo abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado. Se condenado, as penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
Kurunczi também é acusado de incitar a sublevação contra o resultado eleitoral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordenando a organização do transporte de extremistas para Brasília.
O empresário já é réu em ações civis públicas da Advocacia-Geral da União (AGU) contra financiadores dos ataques de 8 de janeiro e consta no relatório final da CPI do 8/1 da Abin. A denúncia foi um dos últimos atos do subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, que coordenou o Grupo Estratégico dos Atos Antidemocráticos, denunciando 1.413 pessoas envolvidas.
Com informações do jornal Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.