891 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em 2023, militares da reserva se mobilizaram em uma campanha de arrecadação de fundos para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. A iniciativa, organizada pela União Nacional dos Militares da Reserva e Reformados das Forças Armadas e Auxiliares do Brasil, visa ajudar Cid a quitar dívidas que somam cerca de R$ 600 mil. A campanha, conforme relatado pelo jornalista Guilherme Amado do Metrópoles, destaca a situação difícil de Cid, que vendeu quase tudo que possuía.
Cid foi detido de maio a setembro do ano passado, sob suspeita de manipular dados sobre vacinas contra a Covid-19. Sua prisão foi revogada após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, homologar sua delação premiada. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar, usando tornozeleira eletrônica, e permanece afastado de suas funções no Exército, embora mantenha seu salário de R$ 27 mil mensais.
A Polícia Federal investiga os supostos crimes relatados na delação de Cid, que implicam Jair Bolsonaro em um plano de golpe de estado com o apoio de integrantes da Cúpula das Forças Armadas, além de fraudes em cartões de vacinação contra a Covid-19. O militar também implicou Bolsonaro e auxiliares próximos no chamado “gabinete do ódio”, utilizado pelo governo do ex-mandatário para atacar e disseminar contra adversários e críticos.
A situação de Cid e a campanha de arrecadação de fundos refletem as consequências das ações do governo Bolsonaro, que deixaram marcas profundas nas instituições e na sociedade brasileira. A mobilização para ajudar Cid evidencia a complexidade dos desafios enfrentados por aqueles que estiveram próximos ao governo anterior.
Com informações do Metrópoles.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.