3175 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Arquidiocese de São Paulo expressou sua surpresa e preocupação com a possível instalação de uma CPI pela Câmara Municipal de São Paulo para investigar o padre Júlio Lancellotti. A iniciativa, proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União), ex-MBL, e alinhada com interesses da direita em ano eleitoral, visa analisar as ações do padre na região da cracolândia e suas relações com entidades locais. A instalação da CPI das ONGs está prevista para ocorrer com o retorno das atividades parlamentares em fevereiro, coincidindo com a liderança do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) nas pesquisas para prefeito de São Paulo.
Em nota, a Arquidiocese questiona os motivos para a abertura de uma CPI contra um sacerdote dedicado ao trabalho com os mais pobres, especialmente no contexto de um ano eleitoral. A instituição destaca a perplexidade diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre a investigação do trabalho pastoral de Padre Júlio com a população em situação de rua.
Padre Júlio Lancellotti, que não é parlamentar, atua como Vigário Episcopal da Arquidiocese de São Paulo “para o Povo da Rua". Ele é responsável pela coordenação, articulação e animação dos serviços pastorais voltados ao atendimento, acolhida e cuidado das pessoas em situação de rua na cidade. A Arquidiocese reafirma a relevância do trabalho da Igreja junto aos mais necessitados da sociedade.
Veja a nota na íntegra:
"Acompanhamos com perplexidade as recentes notícias veiculadas pela imprensa sobre a possível abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que coloca em dúvida a conduta do Padre Júlio Lancellotti no serviço pastoral à população em situação de rua. Perguntamo-nos por quais motivos se pretende promover uma CPI contra um sacerdote que trabalha com os pobres, justamente no início de um ano eleitoral?
Padre Júlio não é parlamentar. Ele é o Vigário Episcopal da Arquidiocese de São Paulo “para o Povo da Rua" e exerce o importante trabalho de coordenação, articulação e animação dos vários serviços pastorais voltados ao atendimento, acolhida e cuidado das pessoas em situação de rua na cidade.
Reiteramos a importância do trabalho da Igreja junto aos mais pobres da sociedade"
A Arquidiocese publicou nota no X:
#Nota sobre recentes notícias envolvendo o Padre Júlio Lancellotti (@pejulio) pic.twitter.com/0N4AcN6YXx
— Arquidiocese de São Paulo (@arquidioceseSP) January 4, 2024