3473 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em uma entrevista reveladora ao jornal O Globo, o ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF), compartilhou insights alarmantes sobre os planos contra ele, incluindo ameaças de enforcamento. Moraes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estava na Europa durante os ataques e soube do ocorrido por meio de imagens enviadas por seu filho. A investigação descobriu três planos distintos contra o ministro, envolvendo ameaças de prisão e homicídio.
O ministro criticou a inércia da Polícia Militar durante os ataques e detalhou as medidas adotadas para prevenir repercussões em outros estados. Moraes também abordou a influência das redes sociais nos eventos de janeiro, enfatizando a urgência de uma regulamentação mais rigorosa. Ele ressaltou a importância de responsabilizar todos os envolvidos, incluindo figuras políticas, e lembrou que mais de 30 pessoas já foram condenadas pelo STF em menos de um ano.
"Foi um erro grave das autoridades permitir que manifestantes permanecessem em frente aos quartéis no ano passado. Isso é crime, e agora não há mais dúvida", afirmou Moraes. Ele enfatizou que não haverá limites na responsabilização dos culpados, após o devido processo legal.
Quanto às ameaças e ataques pessoais que sofreu, Moraes disse que já esperava tais reações de golpistas criminosos, mas manteve-se sereno. Ele defendeu as prisões realizadas, reiterando a igualdade perante a lei e a aplicação das penas conforme estabelecido pelo legislador.
A entrevista também abordou as lições aprendidas com os eventos de janeiro de 2023, destacando a necessidade de combater a disseminação de informações e discursos antidemocráticos nas redes sociais, bem como a responsabilização de todos os envolvidos na tentativa de golpe.
Com informações do Brasil 247.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.