460 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em julho, a Petrobras indicou que está aberta a apresentar uma nova proposta para garantir maior segurança em caso de exploração e produção de petróleo na Margem Equatorial. A empresa sinalizou a intenção de ajustar seu plano de atendimento à fauna em situações de emergência na Foz do Amazonas, um passo que pode destravar o processo de licenciamento ambiental para a exploração de petróleo na região, conforme informações do Painel da Folha de S.Paulo.
A controvérsia sobre o projeto de exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas surgiu após o Ibama, em maio do ano passado, negar o pedido de licenciamento da Petrobras. O órgão ambiental expressou preocupações sobre o impacto socioambiental das operações em uma área extremamente vulnerável.
Com a disposição da Petrobras de rever seu plano, aumentam as chances de um acordo para a exploração na Margem Equatorial. Um dos principais pontos de preocupação para o Ibama era a eficiência do plano de atendimento à fauna em casos de emergência, como vazamentos de petróleo. Inicialmente, o poço a ser utilizado pela Petrobras ficava a 800 quilômetros da base mais próxima, o que poderia resultar em atrasos de até dois dias para resposta em caso de acidentes.
A nova proposta da Petrobras busca reduzir essa distância para 170 quilômetros, o que tornaria a resposta a emergências muito mais rápida e eficaz, atendendo às exigências de segurança e proteção ambiental que são fundamentais para o avanço do projeto na região.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.