787 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O levantamento feito pelo Brasil de Fato revela que MDB, União Brasil e PSD governam 60 dos 70 municípios mais desmatados na região amazônica. Esses partidos, que fazem parte do chamado "centrão", são responsáveis por 85% dos municípios listados na Portaria 839, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em 9 de novembro de 2023. O programa "União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia" visa combater a degradação ambiental na região.
Os dados foram monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) através do sistema Deter, que fornece alertas para a fiscalização e controle do desmatamento. O MDB lidera, governando 28 dos municípios listados, com a maioria localizada no Pará, estado governado por Helder Barbalho. A família Barbalho é uma das principais lideranças do partido, que se declara comprometido com a proteção ambiental e o apoio ao governo federal no combate ao desmatamento.
Após o MDB, o União Brasil governa 23 municípios, concentrando-se no Mato Grosso, Amazonas, Pará e Rondônia. Já o PSD, liderado por Gilberto Kassab, controla seis municípios, distribuídos entre Mato Grosso, Amazonas e Pará. O PL, associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao ex-ministro Ricardo Salles, governa quatro cidades, incluindo a capital do Acre, Rio Branco.
Entre os partidos progressistas, o PDT administra dois municípios e o PSB, um. Do total de 70 prefeitos, 42 buscarão a reeleição. Em resposta, o MDB destacou seu histórico de políticas ambientais e apoio à realização da COP30 em Belém, prevista para 2025. União Brasil, PSD, PL, PP, Republicanos, PSDB e PSB não responderam aos questionamentos do Brasil de Fato até o fechamento desta matéria.
Veja os gráficos:




Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.