Fake news bolsonaristas atacam boxeadora após polêmica de gênero

Portal Plantão Brasil
1/8/2024 15:48

Fake news bolsonaristas atacam boxeadora após polêmica de gênero

0 0 0 0

628 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A boxeadora argelina Imane Khelif tornou-se alvo de ataques da extrema-direita após uma polêmica envolvendo testes de gênero. As críticas intensificaram-se quando a italiana Angela Carini abandonou a luta contra Khelif nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, apenas 46 segundos após o início do combate. A polêmica começou quando Khelif foi reprovada em testes de gênero, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu sua participação nos Jogos. A partir daí, surgiram notícias falsas, principalmente em páginas bolsonaristas, classificando-a erroneamente como transsexual.

A controvérsia sobre Khelif iniciou-se no ano passado, após sua desclassificação do Campeonato Mundial em Nova Delhi, devido a um teste que indicou a presença de cromossomos XY, usados pela Associação Internacional de Boxe (IBA) para alegar que ela "fingia ser mulher". Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas podem ter diferenças de desenvolvimento sexual (DDS), que incluem mulheres XY devido a mutações cromossômicas.

Mesmo diante dessas polêmicas, o COI confirmou a elegibilidade de Khelif para os Jogos de Verão de 2024, assegurando que todos os atletas atendem aos regulamentos de elegibilidade e requisitos médicos. A questão gerou discussões intensas nas redes sociais e entre comentaristas esportivos, que debatem a participação de atletas com cromossomos XY em esportes de combate.

Países de origem das atletas envolvidas, como Argélia e Taiwan, ofereceram apoio a suas pugilistas. O Comitê Olímpico da Argélia denunciou os ataques contra Khelif como “maliciosos e antiéticos”, prometendo protegê-la. Taiwan também expressou apoio a Lin Yu-Ting, outra atleta em situação similar, elogiando sua determinação.

O ex-juiz e senador Sergio Moro, conhecido por suas posições conservadoras, compartilhou as notícias falsas em suas redes, afirmando que "não deve haver discriminação, mas é preciso competição justa". Sua postagem foi rapidamente desmentida, mostrando a urgência de se combater desinformações.

Assista ao vídeo:



Com informações do DCM


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians