1137 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Autoridade do Canal do Panamá desmentiu nesta quinta-feira (6) a declaração do governo dos Estados Unidos sobre a isenção de taxas para navios norte-americanos e garantiu que não concederá privilégios a embarcações do país. A informação foi divulgada pelo canal HispanTV.
Na quarta-feira (5), o Departamento de Estado dos EUA havia anunciado que, após pressão do presidente Donald Trump, os navios do governo norte-americano seriam isentos de tarifas ao transitar pelo canal. A medida fazia parte de uma estratégia para ampliar a influência dos EUA sobre a via interoceânica, reforçando a disputa com a China.
Em comunicado oficial publicado na rede X, a administração do canal negou qualquer alteração nas regras de cobrança. “Em atenção à publicação divulgada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Autoridade do Canal do Panamá, responsável por definir as tarifas e outros direitos para transitar pelo canal, informa que não realizou nenhum ajuste nos mesmos.”
A pressão de Washington sobre o Panamá ocorre em meio a acusações de Trump de que a China estaria aumentando sua influência na região. O presidente panamenho, José Raúl Mulino, cedeu a parte da pressão norte-americana e anunciou que não renovaria o memorando de entendimento assinado com Pequim em 2017 no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota.
Com informações da HispanTV
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.