485 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
As declarações do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), relativizando os ataques golpistas de 8 de janeiro e defendendo o semipresidencialismo provocaram forte reação do PT e de setores democráticos. O partido criticou a tentativa de reescrever a história e alertou para o risco de uma nova investida contra a soberania popular. A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, foi categórica ao afirmar que o parlamentarismo já foi rejeitado em dois plebiscitos e que a proposta esconde o desejo de governar sem passar pelo voto popular.
No Congresso, petistas denunciaram a fala de Motta como uma ameaça à democracia. O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) lembrou que as investigações da CPI do 8 de janeiro e do STF comprovaram a articulação golpista e alertou para o perigo de minimizar os fatos. Já Lindbergh Farias (PT-RJ) reforçou que a tentativa de golpe foi detalhada por comandantes militares e que a proposta de anistia aos criminosos não pode ser levada adiante.
As críticas a Hugo Motta também vieram de fora da política. O escritor Marcelo Rubens Paiva destacou que a postura do novo presidente da Câmara mantém o Brasil no atraso e enfraquece a democracia. A pressão contra o deputado cresceu após ele afirmar que o semipresidencialismo precisa voltar ao debate. Petistas e setores progressistas veem um novo golpe contra na proposta o poder do presidente eleito e a tentativa de restringir a vontade popular.
Motta alegou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa mudar o sistema de governo já tem 179 assinaturas, mas garantiu que não há pressa em pautar o tema. No entanto, a movimentação política mostra que a extrema-direita e setores conservadores ainda tentam desestabilizar o governo Lula e fragilizar o regime democrático. O PT promete manter vigilância e enfrentar qualquer tentativa de ataque ao mandato popular.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.