3383 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) está finalizando a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) por seu envolvimento na trama golpista que tentou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ajusta os últimos detalhes do documento, que deve ser apresentado antes do Carnaval.
A estratégia da PGR será apresentar a denúncia em lotes, começando pelos principais articuladores do golpe, incluindo Bolsonaro e o general Walter Braga Netto. A fragmentação do caso deve facilitar o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que os processos sejam analisados separadamente e sem sobrecarga. O tribunal já se prepara para acelerar a tramitação do caso.
A Polícia Federal já havia indiciado Bolsonaro em novembro de 2024 por três crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa, com penas que podem somar 28 anos de prisão. O inquérito da PF, com 884 páginas, detalha a participação direta e ativa do ex-presidente no planejamento e execução do golpe, que só não se concretizou por “circunstâncias alheias à sua vontade”.
A Primeira Turma do STF, composta por Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Flávio Dino e Cristiano Zanin, será responsável por analisar a denúncia. Caso o tribunal aceite a acusação, será aberta uma ação penal contra Bolsonaro e seus cúmplices, com julgamento previsto para ocorrer entre setembro e outubro de 2025.
Aliados do ex-presidente no PL demonstram preocupação com o desdobramento das investigações, especialmente porque a PGR também pode denunciá-lo nos casos de fraude na carteira de vacinação e no escândalo das joias sauditas. Enquanto esperam uma possível “mão leve” de Gonet nesses processos, a realidade é que a Polícia Federal já indicou a necessidade de responsabilizá-lo em todas as frentes.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.