2024 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Justiça do Distrito Federal autorizou a progressão para regime aberto de George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista condenado por planejar um atentado terrorista no Aeroporto Internacional de Brasília, em 2022. A decisão foi tomada pelo juiz Bruno Aielo Macacari, do TJDFT, como parte de uma política para reduzir a superlotação carcerária no DF.
George Washington foi condenado a 9 anos e 8 meses de prisão após tentar explodir um caminhão-tanque, carregado de combustível, na véspera do Natal de 2022, como parte de uma ação golpista contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A bomba, que tinha potencial destrutivo comparável ao de dinamite, só não explodiu por um erro técnico.
O criminoso admitiu que trouxe os explosivos do Pará e, com ajuda de cúmplices, montou a bomba. O plano foi frustrado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que prendeu George Washington e encontrou um arsenal de armas e explosivos em seu apartamento.
A decisão judicial permite que ele cumpra o restante da pena em regime aberto, sob justificativa de que ele já cumpriu o tempo necessário para a progressão. No entanto, a medida gerou críticas, já que o condenado planejou um atentado de grandes proporções e demonstrou alinhamento com ações terroristas inspiradas pela extrema-direita bolsonarista.
A progressão de pena ocorre no mesmo momento em que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro pressionam por anistia aos golpistas envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, ampliando o risco de que criminosos políticos voltem a circular livremente, enquanto o Brasil segue combatendo os resquícios do autoritarismo bolsonarista.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.