2732 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O bilionário Elon Musk voltou a interferir na política brasileira ao compartilhar uma publicação convocando atos contra o presidente Lula em março. A postagem, feita pelo influenciador Mario Nawfal, sugere que os protestos seguirão o modelo dos movimentos golpistas que derrubaram Dilma Rousseff em 2016. Musk, ao interagir com a convocação, escreveu apenas "Wow" (Uau), ampliando seu alcance e reforçando seu alinhamento com a extrema-direita.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou a postura do empresário e atacou a submissão dos bolsonaristas à influência estrangeira. “Elon Musk usando o X para comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível [Bolsonaro] não tem noção do que seja soberania. Querem entregar de vez o país e nem se envergonham disso”, escreveu.
Musk tem mantido uma postura hostil contra Lula e o ministro Alexandre de Moraes, intensificando ataques após decisões do STF contra perfis bolsonaristas propagadores de desinformação. O bilionário, próximo de Donald Trump, também ocupa um cargo no governo norte-americano, demonstrando sua influência sobre a política de extrema-direita.
A atitude de Musk evidencia a crescente interferência de figuras internacionais no Brasil, impulsionando pautas da oposição golpista e buscando desestabilizar o governo. O envolvimento do empresário em ataques à democracia brasileira reflete sua aliança com Bolsonaro e a estratégia de incitar sua base com teorias conspiratórias e discursos autoritários.
Elon Musk usando o X pra comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência pra bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o país e nem se envergonham disso.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 15, 2025