2498 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal espera que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente nos próximos dias a denúncia contra Jair Bolsonaro e seus aliados pela tentativa de golpe de Estado. Segundo interlocutores, o procurador-geral Paulo Gonet Branco já finalizou a peça acusatória, que deve incluir crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, podendo levar Bolsonaro a uma pena de até 28 anos de prisão.
A denúncia abrangerá também o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e outros militares de alta patente envolvidos na conspiração golpista. Bolsonaro e seu grupo foram indiciados pela Polícia Federal em novembro de 2024, junto com 39 cúmplices, incluindo ex-ministros e generais, como Augusto Heleno.
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o julgamento deve ser concluído ainda em 2025, antes do processo eleitoral de 2026, garantindo que os responsáveis pela tentativa de golpe sejam punidos. Se a denúncia for aceita, os investigados se tornarão réus e o STF deverá marcar o julgamento definitivo das acusações.
A iminente formalização da denúncia representa um passo decisivo para a responsabilização de Bolsonaro e seus aliados, desmontando a rede criminosa que tentou subverter a democracia brasileira. O caso reforça a necessidade de vigilância institucional contra novas investidas golpistas da extrema-direita.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.