1541 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a soberania brasileira e cobrou respeito do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às decisões internas do Brasil. Durante cerimônia em Angra dos Reis (RJ), onde anunciou investimentos na frota naval da Petrobras, Lula destacou a importância da reciprocidade nas relações comerciais e criticou a política protecionista norte-americana.
“Os EUA são dos americanos, mas o Brasil é dos brasileiros, e eles têm que respeitar as coisas que fazemos aqui”, declarou Lula. Ele lembrou como o desmonte da indústria nacional foi impulsionado por políticas neoliberais e condenou a hipocrisia do discurso de “América para os americanos”, que expulsa imigrantes enquanto ignora sua contribuição para o desenvolvimento dos EUA.
O presidente brasileiro ressaltou que o Brasil é um país de paz e cooperação, mas não aceitará imposições externas que prejudiquem a economia nacional. Lula defendeu um comércio justo e equilibrado, criticando o fechamento de mercados internacionais para produtos brasileiros enquanto se exige a abertura irrestrita do Brasil.
As declarações do presidente ocorrem em um momento de tensões comerciais e diplomáticas, com Trump adotando medidas que afetam a exportação de produtos brasileiros. O governo Lula reforça sua posição de defesa dos interesses nacionais e da reconstrução da indústria, desmontada pelas políticas entreguistas da Lava Jato e da extrema-direita.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.