848 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, nesta segunda-feira (17), a liberação da reeleição ilimitada para parlamentares e dirigentes partidários. Com a decisão, políticos que já estão no terceiro mandato poderão disputar novas eleições em 2026, valorizando a experiência acumulada na política. A mudança também se aplica a dirigentes da Executiva Nacional do partido, que antes tinham um limite de três mandatos.
A medida foi aprovada por 60 votos a 27 e gerou intensos debates internos, mas garantiu a vitória da corrente liderada por Gleisi Hoffmann, atual presidente da sigla. No Senado, a limitação de dois mandatos consecutivos também foi extinta, abrindo caminho para que os parlamentares petistas possam disputar sucessivas reeleições.
Além dessa mudança, o PT decidiu retomar o modelo de eleição direta para a escolha de sua direção partidária. Com isso, todos os filiados poderão votar na nova diretoria, cuja eleição está marcada para 6 de julho. O ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, desponta como favorito para assumir a presidência do partido.
A decisão fortalece quadros históricos do PT e busca consolidar o partido como uma força política estável e experiente no Legislativo. Com essa reformulação, a sigla pretende manter sua presença forte no Congresso e garantir a continuidade de seus projetos em defesa dos trabalhadores e da soberania nacional.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.