1408 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira (19) a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Lula enfatizou que o ex-presidente tem direito à defesa, mas que, caso sua culpa seja comprovada, deverá responder pelos crimes.
"A decisão é da PGR. Não vou comentar um processo na Justiça, mas todos têm direito à presunção de inocência. Se provarem que não tentaram dar um golpe ou atentar contra a vida do presidente, do vice e do presidente do TSE, poderão seguir suas vidas normalmente. Se forem culpados, terão que pagar pelos erros cometidos", afirmou Lula após reunião bilateral com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.
A denúncia da PGR coloca Bolsonaro como líder de uma organização criminosa que tentou se manter no poder ilegalmente após a derrota nas eleições de 2022. O documento também aponta planos para eliminar Lula e outras autoridades.
A acusação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde Bolsonaro e seus aliados terão o direito de apresentar defesa. Caso a denúncia seja aceita, eles se tornarão réus e poderão ser condenados pelos crimes de tentativa de golpe, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.