1765 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (21) que não pretende fugir do Brasil para evitar sua possível prisão. Denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por liderar uma tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro tentou minimizar sua situação, dizendo que é inocente e que não buscou asilo em embaixadas de países governados pela extrema-direita.
A declaração ocorre em meio a rumores sobre articulações para garantir sua fuga caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia. Segundo informações de bastidores, aliados do ex-presidente discutiram a possibilidade de refúgio em nações simpáticas ao bolsonarismo, temendo uma eventual condenação. Bolsonaro, no entanto, negou ter tratado do assunto em reunião com deputados da base extremista.
Nos bastidores, mesmo entre seus apoiadores, cresce a percepção de que a prisão do ex-presidente é apenas uma questão de tempo. Com provas robustas, a denúncia da PGR detalha como Bolsonaro tentou abalar a democracia ao incentivar atos golpistas e conspirar contra o Estado Democrático de Direito. Além disso, as delações de Mauro Cid e outros ex-assessores reforçaram o envolvimento direto do ex-presidente na trama antidemocrática.
Enquanto o cerco jurídico se fecha, Bolsonaro adota uma postura de vitimização, alegando perseguição política e tentando manter sua base mobilizada. No entanto, o discurso não convence nem mesmo parte de sua própria base, que já enxerga a possibilidade de sua prisão como uma realidade inevitável.
O caso segue no STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro se tornará réu e enfrentará um julgamento que pode resultar em sua condenação e inelegibilidade definitiva.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.