1125 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Durante as comemorações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), neste sábado (22), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a postura intervencionista dos Estados Unidos e rechaçou qualquer influência externa sobre o Brasil. Lula destacou que Donald Trump "não foi eleito para ser xerife do mundo" e deve se limitar a governar seu próprio país.
O presidente brasileiro também denunciou as ambições imperialistas dos EUA, mencionando declarações de Trump que sugerem anexações territoriais, como a Groenlândia e o Canal do Panamá. "Esse cidadão não manda no planeta. Ele pode até querer governar os Estados Unidos, mas quem governa o Brasil somos nós", afirmou Lula, reforçando a importância da soberania nacional.
Lula aproveitou o momento para defender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem sido alvo da extrema-direita por suas decisões contra grupos antidemocráticos. O presidente elogiou o magistrado e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela condução das investigações sobre os golpistas que tentaram subverter a democracia no Brasil.
Outro ponto abordado foi a disseminação de fake news, com Lula alertando para o papel da extrema-direita na propagação da desinformação. Ele destacou a necessidade de combater notícias falsas e enfatizou que a internet precisa ser usada como ferramenta para fortalecer a verdade e a democracia.
O presidente ainda criticou a postura recente dos EUA em apoiar grupos da extrema-direita internacional, alertando para os riscos que isso representa à democracia global. "O vice-presidente americano foi à Alemanha fazer um discurso defendendo a extrema-direita. Isso nunca aconteceu antes. Se permitirmos, a democracia estará ameaçada", disse Lula.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.