1382 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) está na fase final de análise sobre duas novas frentes de investigação contra Jair Bolsonaro: a falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19 e o desvio e venda ilegal de joias recebidas como presente oficial. Os casos, conduzidos pela Polícia Federal (PF), já levaram ao indiciamento do ex-presidente e agora dependem da decisão do procurador-geral Paulo Gonet sobre a apresentação de denúncias formais.
No escândalo dos certificados de vacina, Bolsonaro e aliados, incluindo o tenente-coronel Mauro Cid, são acusados de manipular registros de imunização para burlar exigências sanitárias. Em delação premiada, Cid afirmou que recebeu ordens diretas do ex-presidente para adulterar os dados de vacinação dele e da filha. Segundo o ex-ajudante de ordens, Bolsonaro teria recebido pessoalmente os documentos falsificados.
Já no caso das joias, a PF reuniu provas de que Bolsonaro tentou reaver um conjunto de itens de luxo presenteado pela Arábia Saudita, retido pela Receita Federal. Além disso, ele teria ordenado a venda de relógios de alto valor que deveriam ter sido incorporados ao acervo da União. Cid revelou que Bolsonaro solicitou um levantamento dos itens que poderiam ser monetizados e o orientou a vender os bens para cobrir despesas pessoais após deixar o cargo.
A defesa do ex-presidente alega que ele não solicitou nenhuma fraude e tenta desqualificar os depoimentos de Mauro Cid. No entanto, os indícios apontados pela PF são robustos e a tendência é que a PGR formalize as denúncias nos próximos meses. Caso isso ocorra, Bolsonaro enfrentará mais um processo na Justiça, ampliando a série de crimes pelos quais pode ser condenado.
Com uma sucessão de investigações avançando e aliados se afastando, o cerco jurídico contra Bolsonaro se fecha, tornando cada vez mais difícil sua permanência na vida pública.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.