1847 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes criticou as grandes plataformas de tecnologia estrangeiras, acusando-as de buscar controle sobre a economia e a política global. Durante uma aula inaugural na Faculdade de Direito da USP, nesta segunda-feira (24), Moraes afirmou que essas empresas ignoram fronteiras e legislações nacionais para expandir seu poder e obter lucros.
"As big techs não são enviadas de Deus, como alguns querem, não são neutras. São grupos econômicos que querem dominar a economia e a política mundial, ignorando a soberania nacional e as leis de cada país", declarou o ministro. Ele também destacou que essas plataformas exploram ressentimentos sociais para “doutrinar em massa” seus usuários.
As declarações ocorrem em meio ao embate judicial entre Moraes e empresas como a Trump Media & Technology Group e a plataforma de vídeos Rumble, que entraram com uma ação nos Estados Unidos contra decisões do ministro. Recentemente, Moraes determinou a suspensão do Rumble no Brasil, alegando descumprimento das leis nacionais ao não nomear um representante legal no país.
Além da suspensão da plataforma, o ministro também ordenou o bloqueio da conta de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista foragido nos EUA e investigado por envolvimento em organização criminosa e incitação a crimes. Moraes reiterou que empresas estrangeiras não podem atuar no Brasil sem seguir as normas locais e sem se submeter ao sistema judiciário nacional.
O embate entre o STF e as big techs ganhou novos capítulos após a Rumble acusar o Supremo de censura. Moraes, por sua vez, reforçou que as medidas seguem o ordenamento jurídico brasileiro e visam impedir que plataformas sirvam como instrumentos de manipulação política e disseminação de desinformação.
Com informações de O Estado de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.