2507 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu nesta terça-feira (25) mais uma mentira disseminada por bolsonaristas, que alegavam falsamente que o governo Lula estaria planejando aumentar a contribuição previdenciária dos Microempreendedores Individuais (MEIs).
Em sua conta oficial na rede X (antigo Twitter), Haddad foi categórico:
"Os bolsonaristas começaram a divulgar mais uma fake news. A contribuição social do MEI continua em 5% do salário mínimo, como sempre. E só pode ser alterada pelo Congresso Nacional. Não há nenhuma iniciativa parlamentar nesse sentido. Quem espalha essas mentiras está atrapalhando."
A propagação desse tipo de desinformação faz parte da estratégia bolsonarista de atacar o governo com mentiras, tentando manipular a opinião pública e gerar instabilidade entre pequenos empreendedores.
Atualmente, a contribuição mensal do MEI continua em 5% do salário mínimo, sem qualquer projeto do governo para alterar essa alíquota. Esse valor garante aos microempreendedores benefícios como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade.
Além disso, o governo Lula tem adotado políticas de incentivo para pequenos negócios, como o programa Desenrola Pequenos Negócios, que já viabilizou R$ 7,5 bilhões em renegociação de dívidas, ajudando micro e pequenos empresários a manterem suas atividades.
Os bolsonaristas começaram a divulgar mais uma fake news. A contribuição social do MEI continua em 5% do salário mínimo, como sempre. E só pode ser alterada pelo Congresso Nacional. Não há nenhuma iniciativa parlamentar nesse sentido. Quem espalha essas mentiras está atrapalhando…
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) February 25, 2025