4572 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, rebateu nesta segunda-feira (25) mais uma bravata do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tentou desafiar Luiz Inácio Lula da Silva para uma disputa eleitoral. Bolsonaro, que já está inelegível por crimes eleitorais, tenta alimentar sua base com um discurso vitimista para ocultar seus escândalos e fracassos.
“Em mais uma bravata no palco da mídia, o inelegível desafia Lula a enfrentá-lo nas urnas, como se isso dependesse da vontade do presidente. Defensor de ditaduras e torturas, o golpista nunca vai entender como funcionam a democracia e o Estado de direito”, escreveu Gleisi.
A resposta da deputada veio após Bolsonaro, em um evento político, insinuar que sua inelegibilidade foi imposta arbitrariamente. No entanto, Gleisi lembrou que o ex-presidente foi condenado por suas próprias ações criminosas, e não por vontade de Lula ou do STF.
"Não é por desejo pessoal de Lula, dos investigadores, da PGR, do TSE ou do STF que Bolsonaro não pode disputar eleições. É porque cometeu crimes que já foram punidos na Justiça Eleitoral e outros muito piores, pelos quais foi denunciado e deve ser julgado", destacou.
O ex-mandatário enfrenta uma série de investigações, incluindo:
*Tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula;
* Fraudes na carteira de vacinação, ao falsificar seu histórico vacinal;
* Apropriação ilegal de joias sauditas, vendidas ilegalmente no exterior;
* Espionagem ilegal e uso do aparato estatal para perseguir opositores.
Gleisi encerrou sua declaração reforçando o fracasso completo do bolsonarismo:
“Perdeu na urna, perdeu no golpe e vai perder outra vez na Justiça.”
Bolsonaro segue sua estratégia de bravatas e mentiras para manter sua base mobilizada, mas a realidade se impõe: ele está inelegível, desmoralizado e cada vez mais próximo da condenação judicial.
Em mais uma bravata no palco da mídia, o inelegível desafia Lula a enfrentá-lo nas urnas, como se isso dependesse da vontade do presidente. Defensor de ditaduras, torturas e ditadura, o golpista nunca vai entender como funcionam a democracia e o estado de direito. Não é por…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 25, 2025