1859 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa que enviava ilegalmente brasileiros para os Estados Unidos através do México. Segundo as investigações, a quadrilha, liderada por uma família em Governador Valadares (MG), organizou a travessia clandestina de pelo menos 669 pessoas, incluindo menores de idade. O esquema teria envolvido até 1,5 mil migrantes.
A operação, batizada de Siblings, revelou que a rede criminosa atuava de forma estruturada, contando com diferentes núcleos especializados na captação de interessados, compra de passagens aéreas, reserva de hotéis, falsificação de documentos públicos e abertura de contas bancárias em nome de terceiros.
Na última quarta-feira (26), a PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, além de 11 medidas cautelares e o bloqueio de contas bancárias que somam aproximadamente R$ 43 milhões. Os investigadores também apontam que esse tipo de crime frequentemente está ligado ao tráfico de pessoas e outras atividades ilícitas.
Caso sejam condenados, os envolvidos responderão por crimes como organização criminosa, promoção de migração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsificados.
A PF reforça que denúncias sobre crimes desse tipo podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, que atende casos de violações de direitos humanos, crianças e adolescentes. Já para denúncias sobre violência contra mulheres e meninas, o canal adequado é o Ligue 180.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.