3477 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta sexta-feira (28), aceitar a denúncia contra Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo dos filhos mais velhos de Jair Bolsonaro, tornando-o réu por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O julgamento ocorreu no plenário virtual, e todos os ministros votaram a favor da ação penal proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Léo Índio é acusado de ter participado ativamente da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. No dia do ataque, ele publicou imagens em redes sociais dentro do Congresso Nacional e próximo ao STF, chegando a registrar momentos em que foi atingido por gás lacrimogêneo usado para conter os golpistas.
A denúncia da PGR, apresentada em janeiro, aponta que Léo Índio cometeu crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e depredação do patrimônio público. O relator do caso, Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino, Luiz Fux e Cristiano Zanin, que defenderam a abertura da ação penal.
Moraes destacou que "não existirá um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes independentes e harmônicos entre si", classificando a conduta do réu como "gravíssima". Segundo o ministro, Léo Índio não apenas participou dos atos, mas também instigou e colaborou ativamente para a destruição das sedes do governo.
Além da invasão de 8 de janeiro, a PGR também apontou o envolvimento de Léo Índio em manifestações golpistas em frente a unidades militares após a eleição de Lula em 2022. O órgão destacou que há provas suficientes de sua participação nos atos contra as instituições democráticas.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.