4383 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) tem até a próxima quinta-feira (6) para apresentar sua manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia de envolvimento em um plano de golpe de Estado. O prazo foi mantido pelo ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou os pedidos da defesa para estendê-lo.
Bolsonaro está entre os 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso. Seus advogados solicitaram 83 dias para apresentar a resposta, sob a alegação de que esse foi o tempo que a PGR utilizou para formular a denúncia. No entanto, Moraes negou o pedido e manteve o prazo original de 15 dias.
Os advogados do ex-presidente alegaram dificuldades no acesso aos autos do processo, o que, segundo eles, prejudicaria a elaboração da defesa. Moraes, por sua vez, afirmou que a equipe de Bolsonaro teve total acesso ao sistema e aos elementos de prova disponíveis.
O caso será julgado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Já os ministros indicados por Bolsonaro à Corte, Nunes Marques e André Mendonça, pertencem à Segunda Turma e não participarão do julgamento.
A defesa do ex-presidente também tentou afastar Zanin e Dino do caso, alegando suspeição. No pedido contra Zanin, mencionaram que ele já havia se declarado impedido de julgar outro processo de Bolsonaro anteriormente. Já em relação a Dino, citaram uma queixa-crime apresentada contra Bolsonaro em 2021, quando Dino era ministro da Justiça. Os pedidos foram negados pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, mantendo a composição da Primeira Turma para o julgamento.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.