1758 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo federal enviará ao Congresso nesta semana uma Medida Provisória (MP) para regulamentar o crédito consignado no setor privado, reforçando o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a ampliação do acesso ao crédito e a proteção dos trabalhadores. A proposta, que já vinha sendo debatida há meses, busca estabelecer regras claras para evitar abusos e reduzir taxas de juros.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a medida garantirá mais segurança e transparência ao sistema de crédito, evitando que instituições financeiras pratiquem juros abusivos.
O novo modelo de crédito consignado permitirá que funcionários do setor privado contratem empréstimos com desconto direto na folha de pagamento, assim como já ocorre com servidores públicos e aposentados do INSS. Essa modalidade tende a oferecer juros mais baixos, pois o risco de inadimplência é menor.
Além de facilitar o acesso ao crédito, a MP busca atrair mais bancos e instituições financeiras para esse mercado, ampliando a concorrência e melhorando as condições para os trabalhadores. A proposta também prevê um teto para os juros e padronização dos contratos, medidas que fortalecem a proteção dos consumidores contra práticas abusivas.
Com a regulamentação, o governo Lula dá mais um passo para estimular o mercado interno e garantir crédito responsável, equilibrando o acesso ao financiamento com a segurança dos trabalhadores brasileiros.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.