1725 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou consultas com aliados para avaliar a viabilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita a jornada de trabalho a 36 horas semanais. A iniciativa, da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), precisa do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para avançar na tramitação.
A proposta tem forte apoio de parlamentares da esquerda e também recebeu adesão de setores do centro político. Se aprovada por Motta, ainda precisará passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por uma comissão especial antes de ser votada no plenário da Câmara.
A deputada Erika Hilton aguarda uma reunião com Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, e com o próprio Lula, para discutir os próximos passos da PEC. O presidente já demonstrou interesse na medida, desde que seja possível negociar um meio-termo, como a adoção de uma escala 5x2 em substituição ao atual modelo 6x1.
Além do impacto político, Lula quer analisar os efeitos da proposta sobre a inflação e o desemprego. O governo também acompanha de perto as reações do setor produtivo e do mercado financeiro para avaliar o nível de aceitação da mudança na carga horária semanal.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.