3765 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Desde que assumiu o governo de São Paulo em janeiro de 2023, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) bateu recordes de prisões e apreensões, com mais de 426 mil registros — uma média alarmante de mais de 500 por dia. Só em 2024, foram 166 mil prisões, o maior número dos últimos cinco anos. Porém, os dados revelam um paradoxo: apesar da repressão em massa, os crimes violentos seguem crescendo no estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, houve aumento em crimes como tentativa de homicídio (14,3%), estupro (7,5%) e latrocínio (5,8%). Os feminicídios continuam em patamar alto, com 22 registros em janeiro de 2025, enquanto os homicídios dolosos seguem em níveis historicamente baixos (215 casos), o que é usado pelo governo como vitrine. No entanto, especialistas alertam que a política de segurança de Tarcísio é ineficaz e focada em encarceramento em massa, especialmente de jovens pobres.
Crítico das audiências de custódia e do Judiciário, Tarcísio chegou a culpar a Justiça pela reincidência de presos, defendendo endurecimento ainda maior, mesmo diante da fragilidade das provas. As falas vieram após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, alertar que muitas prisões são mal fundamentadas e não resistem ao crivo legal, o que obriga a soltura de inocentes.
Especialistas como Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que os números acendem um "sinal vermelho" e que a atual política falha em garantir segurança efetiva. O coronel reformado da PM José Vicente da Silva Filho também critica a estratégia de Tarcísio, destacando o descompasso entre a PM e a Polícia Civil, que sofre com falta de investimento e enfraquece a investigação de crimes.
Enquanto isso, os dados revelam alta expressiva em homicídios no trânsito (60%), lesão corporal seguida de morte (56%), e estupros (2%). O governo estadual tenta sustentar sua imagem com medidas pontuais, como a ampliação de DDMs por videoconferência, mas os números não mentem: a violência cresce e a repressão cega não resolve o problema.
Mesmo com investimentos em tecnologia e reforço de efetivo, a política de encarceramento massivo promovida por Tarcísio se mostra ineficaz. A sociedade paulista precisa de uma estratégia de segurança pública com foco em inteligência, prevenção, justiça e inclusão social — não em espetáculos punitivistas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.