631 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, nomeou o subprocurador-geral José Adonis Callou para chefiar o recém-criado Gaeco Nacional, grupo especial voltado ao enfrentamento do crime organizado em nível nacional. A escolha reacendeu polêmicas sobre o legado da Lava Jato, já que Callou foi um dos coordenadores da operação na Procuradoria-Geral da República. A nomeação foi aprovada pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF).
O Gaeco terá como foco a investigação de corrupção, lavagem de dinheiro, milícias, facções criminosas como o PCC, ataques contra o Estado Democrático de Direito e crimes contra povos indígenas. Callou comandará um colegiado de 16 membros e terá poder para conduzir articulações em todo o território nacional.
A escolha, no entanto, provocou reações. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, lembrou que Callou integrava a equipe que atuava junto aos políticos com foro privilegiado na Lava Jato. Ele saiu da função durante a gestão de Augusto Aras, alegando frustração com a falta de autonomia prometida e não cumprida pelo então PGR.
Kakay criticou duramente a nomeação, destacando que os principais nomes da Lava Jato, como Deltan Dallagnol e Sergio Moro, são alvos de um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aponta possíveis crimes de corrupção, peculato e organização criminosa. O relatório foi aprovado em plenário há dez meses e, segundo Kakay, continua “engavetado” sob responsabilidade de Gonet.
O criminalista ironizou a situação ao afirmar que o PGR “tem até o direito de arquivar, mas precisa se manifestar”. Segundo ele, não se trata de uma denúncia qualquer, mas de uma decisão do plenário do CNJ que exige resposta institucional. A escolha de um nome ligado à Lava Jato para comandar a ofensiva contra o crime organizado, segundo Kakay, é “a cereja do bolo”.
A nomeação de Callou mostra que parte do Ministério Público ainda tenta dar sobrevida à narrativa da Lava Jato, ignorando os crimes praticados por seus protagonistas, que hoje são desmascarados por investigações sérias.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.