3342 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Lula deu mais um passo na construção de um país mais humano e civilizado ao lançar o SinPatinhas, o cadastro nacional gratuito de animais domésticos. O registro garante ao pet um “RG Animal” com número de identificação único, válido em todo o Brasil, além de um QR Code que pode ser colocado na coleira. Em caso de desaparecimento, qualquer cidadão poderá acessar os dados do animal e ajudar no reencontro com o tutor.
O cadastro ainda trará diversos benefícios aos tutores, como informações sobre campanhas de vacinação, castração e microchipagem. Em tempos recentes, enquanto o bolsonarismo ignorava o bem-estar animal e tratava a pauta ambiental com descaso, o governo Lula avança com políticas públicas responsáveis e inovadoras.
Além do SinPatinhas, Lula também assinou o decreto que cria o ProPatinhas (Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos), iniciativa que combate o abandono, os maus-tratos e promove a guarda responsável. O programa busca garantir uma convivência harmônica entre os animais e a sociedade, além de contribuir para o controle de zoonoses.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela gestão dos programas, essas ações representam um divisor de águas na proteção de cães e gatos no Brasil. O governo federal trata com seriedade aquilo que governos anteriores, como o de Jair Bolsonaro, simplesmente ignoraram.
A proposta também avança no conceito de cidadania animal, ao reconhecer que cães e gatos fazem parte das famílias brasileiras e merecem políticas públicas que assegurem sua dignidade e bem-estar. É mais um marco do governo Lula no resgate da sensibilidade e do compromisso com causas que realmente importam.
Veja o vídeo:
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.