2407 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome que mantinha desde o dia 9 de abril como forma de protesto contra o processo de cassação arbitrária movido contra ele no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A mediação fundamental para evitar um desfecho trágico partiu da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que atuou com discrição e firmeza para garantir o respeito à democracia e aos mandatos populares.
Gleisi, uma das principais articuladoras políticas do governo do presidente Lula, entrou em contato com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e conseguiu, nos bastidores, um entendimento que adiou por 60 dias a tramitação do processo de cassação — claramente movido por setores reacionários ligados ao bolsonarismo e ao centrão.
A visita feita por Gleisi ao parlamentar, acompanhada do ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, reforçou o compromisso do governo com a preservação do mandato de um deputado que tem histórico de enfrentamento ao autoritarismo e à corrupção institucionalizada, como no caso do orçamento secreto.
Glauber vinha sendo perseguido por um episódio ocorrido em 2024, quando reagiu a provocações de um militante bolsonarista do MBL dentro das dependências do Congresso. A reação do Conselho de Ética, controlado majoritariamente por aliados da extrema-direita, foi desproporcional e politicamente motivada.
A atuação de Gleisi garantiu a suspensão do processo e deu fôlego para articulações que visam evitar a cassação, o que seria um precedente perigoso na história do Parlamento brasileiro. O gesto foi visto por aliados como essencial para evitar mais uma violência institucional contra parlamentares progressistas que denunciam abusos e desmontes promovidos durante o governo Bolsonaro.
Com informações da Folha de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.