1911 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma nova pesquisa divulgada pela Quaest nesta quarta-feira (16) mostra que o povo brasileiro está do lado da justiça social e tributária, tão defendida pelo presidente Lula e tão atacada pelos representantes da elite econômica e seus porta-vozes bolsonaristas. Segundo os dados, 60% dos brasileiros apoiam o aumento do Imposto de Renda para os “super-ricos”, enquanto apenas 35% se opõem. A proposta de isentar totalmente quem ganha até R$ 5 mil por mês tem apoio ainda maior: 75% são favoráveis.
A ideia de redistribuir a carga tributária, aliviando os mais pobres e cobrando mais dos que ganham muito, também é bem recebida: 63% dos entrevistados são a favor da medida. Esse apoio popular mostra que o Brasil quer justiça e não compactua com o sistema injusto defendido por setores privilegiados — muitos deles os mesmos que lucraram com os desmandos do bolsonarismo e a destruição do Estado.
No entanto, apesar desse respaldo, ainda há um desafio: 56% da população ainda não conhece a agenda de justiça tributária proposta pelo governo Lula. Apenas 43% afirmaram ter ouvido falar sobre as medidas. Isso aponta para a necessidade de ampliar a comunicação e o combate à desinformação alimentada por grupos que sempre defenderam os privilégios dos mais ricos e atacam qualquer avanço progressista como se fosse ameaça.
A pesquisa também revela um debate em aberto sobre a retórica que denuncia os privilégios. Para 38% dos brasileiros, esse discurso é necessário para chamar atenção para as desigualdades. Outros 53% acham que ele pode gerar mais divisões, o que reforça a importância de Lula seguir explicando que combater injustiças não é dividir, é unir o país por mais dignidade para todos.
A aprovação ao governo Lula teve uma leve recuperação. A desaprovação caiu de 57% para 53%, enquanto a aprovação subiu de 40% para 43%. O avanço se deu inclusive em segmentos que não fazem parte da base tradicional do presidente, como pessoas com ensino superior completo, moradores do Sudeste e trabalhadores que recebem entre dois e cinco salários mínimos.
Um dos fatores que contribuiu para essa melhora foi a postura firme de Lula diante do presidente norte-americano Donald Trump, que vem impondo tarifas contra o Brasil. Para 53% dos brasileiros, Lula está certo em adotar uma posição de reciprocidade. Nada menos que 72% acreditam que Trump está errado, e 79% dizem que o “tarifaço” vai prejudicar diretamente sua vida. Mais uma vez, Lula se mostra um líder que não se curva aos interesses externos nem à elite interna, ao contrário do que fazia Bolsonaro, que batia continência para bandeira americana e sabotava o próprio país.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.