Abandonado até pelo Centrão, Eduardo pode perder mandato e já teme ser preso no Brasil

Portal Plantão Brasil
17/7/2025 10:35

Abandonado até pelo Centrão, Eduardo pode perder mandato e já teme ser preso no Brasil

0 0 0 0

3647 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Aliados de Jair Bolsonaro tentam desesperadamente salvar o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), licenciado e escondido nos Estados Unidos. Eduardo deve retornar ao Brasil até este domingo (21), sob risco de cassação por faltas em mais de um terço das sessões. Com medo de ser preso ao pisar em solo brasileiro, o “filho 03” já sinalizou que não renunciará, mesmo sem aparecer para trabalhar.

No entanto, o Centrão tem evitado se envolver na operação de resgate do bolsonarista foragido. Apesar da pressão do núcleo ideológico da extrema-direita, líderes pragmáticos da Câmara rejeitam qualquer manobra que altere o regimento interno para favorecer Eduardo. O deputado já admitiu temer ser preso por sua atuação contra o Supremo Tribunal Federal, e aliados cogitam até apresentação de atestado médico para justificar sua ausência.

Entre as manobras sugeridas, há propostas para permitir atuação parlamentar remota do exterior e também para estender sua licença. Mas a ideia foi rechaçada por lideranças como Mário Heringer (PDT), que classificou a tentativa como “casuísmo extremo”. A cassação, porém, depende da Mesa Diretora da Câmara, como ocorreu com Chiquinho Brazão, cassado após meses de faltas.

Mesmo sem mandato, Eduardo manteria seus direitos políticos, podendo disputar a Presidência ou o Senado em 2026. Essa possibilidade alimenta disputas internas na direita, especialmente após o racha público com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Eduardo atacou o governador por tentar negociar com empresários os impactos do tarifaço de Trump, acusando-o de ser “servil”.

A postura agressiva do deputado causou incômodo até entre antigos aliados. Ciro Nogueira (PP) criticou Eduardo, afirmando que ele está “completamente errado” e que Bolsonaro deveria apoiar Tarcísio. A divergência evidencia a crise interna na extrema-direita, cada vez mais desorganizada e sem direção unificada.

Tentando conter os danos, Eduardo publicou uma mensagem de apaziguamento nesta quinta (17), dizendo que conversou com Tarcísio “em nome do interesse dos brasileiros”. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, também tentou amenizar o conflito, mas a verdade é que a crise na direita só tende a se agravar, e Eduardo Bolsonaro segue ameaçado de perder o mandato e a influência.
Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians