3921 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A articulação de Jair Bolsonaro com o governo norte-americano para interferir no Supremo Tribunal Federal sepultou qualquer expectativa de penalidade branda ao ex-presidente. Ministros da Corte, delegados da Polí Federal e juristas concordam: as novas evidências de obstrução de Justiça, coação processual e atentado à soberania nacional tornaram insustentável a defesa por clemência.
A operação da PF autorizada por Alexandre de Moraes na sexta-feira (18) expôs o esquema em detalhes. Além de apreender o celular de Bolsonaro e um pen drive oculto no banheiro, agentes encontraram US$ 14 mil em espécie. As medidas cautelares – tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e proibição de contato com investigados e autoridades estrangeiras – visam coibir nova tentativa de fuga.
As investigações revelam que Bolsonaro e seu filho Eduardo pressionaram a administração Trump por sanções econômicas contra o Brasil caso o processo no STF não fosse arquivado. A ameaça materializou-se quando o presidente americano exigiu a "interrupção imediata" do julgamento. Em contrapartida, os Bolsonaro passaram a defender anistia aos golpistas de 8 de Janeiro como moeda de troca.
O plano fracassado agravou o cenário jurídico: além da tentativa de golpe, o ex-presidente agora responde por crimes de obstrução e ataque à soberania. A tese de condenação atenuada, que ganhara força após seu depoimento conciliador a Moraes, evaporou-se. Embora a prisão domiciliar permaneça como opção por razões humanitárias – considerando seus 70 anos e problemas de saúde –, o STF tende a aplicar o concurso material de crimes.
A Procuradoria-Geral da República sustenta que os artigos da Lei de Defesa do Estado Democrático (golpe de Estado e abolição violenta da ordem constitucional) devem ser somados. O primeiro visa a derrubada do governo, o segundo a destruição das instituições. A decisão de Moraes qualificou as ações bolsonaristas como "confissões flagrantes", sinalizando que a Corte não poupará esforços para responsabilização integral.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.