3851 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi duramente criticado em editorial do jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (22). O texto acusa o aliado de Jair Bolsonaro de ecoar a retórica da “delinquência bolsonarista” ao lançar dúvidas sobre a legitimidade das eleições de 2026 — especialmente se Bolsonaro estiver impedido de concorrer.
Tarcísio afirmou que não haverá “paz política” sem “eleições livres, justas e competitivas”, insinuando que um pleito sem Bolsonaro seria ilegítimo. Para o jornal, essa fala equivale a um ataque ao sistema democrático e uma tentativa velada de descredibilizar o Judiciário, que julga o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.
O Estadão foi direto:
Tarcísio insinua que eleições sem Bolsonaro seriam injustas;
Ignora crimes do ex-presidente e ataca o STF por interesse político;
Prefere agradar bolsonaristas a defender a democracia brasileira
O jornal lembrou que Tarcísio nunca questionou as eleições de 2018, quando Bolsonaro foi eleito com Lula ilegalmente fora da disputa, nem as de 2022, quando ele mesmo venceu ao governo de SP. A incoerência expõe um oportunismo eleitoreiro disfarçado de preocupação institucional.
Para o Estadão, a hora da ambiguidade acabou. Com o bolsonarismo apelando até a sanções estrangeiras contra o Brasil, não há mais meio-termo: ou se está com o país, ou com quem conspira contra ele. E Tarcísio, segundo o jornal, já escolheu seu lado — e não foi o da democracia.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.