O deputado Delegado Caveira (PL-PA) protagonizou um momento constrangedor nesta terça-feira (22) ao exibir uma bandeira dos Estados Unidos com o nome de Donald Trump durante coletiva da bancada bolsonarista na Câmara dos Deputados. O gesto, que escancarou a submissão do grupo à extrema-direita internacional, gerou incômodo entre colegas, que pediram para ele esconder o símbolo.
O vexame ocorreu durante o protesto contra a suspensão das comissões durante o recesso parlamentar. Enquanto o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), alegava estar “amordaçado”, a bandeira foi erguida diante das câmeras. A transmissão ao vivo foi interrompida logo em seguida, antes que a cena ganhasse maior repercussão.
TRAIDORES
Hoje, em plena Câmara dos Deputados, Casa do Povo Brasileiro, parlamentares da extrema-direita hastearam uma bandeira de Trump, símbolo de uma potência estrangeira que quer impor sanções ao Brasil.
Coordenando a coletiva, o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) tentou justificar a retirada: “Não é o foco aqui hoje”, disse. Internamente, a ordem foi para evitar que a cena alimentasse ainda mais as acusações de entreguismo e submissão aos interesses de Trump.
A manifestação dos bolsonaristas ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), proibir reuniões de comissões durante o recesso até o fim de julho. A medida frustrou a oposição, que havia convocado sessões para aprovar moções de apoio a Jair Bolsonaro — que, apesar de esperado, não apareceu.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, reagiu com indignação: “Enquanto o país luta contra o tarifaço e defende sua soberania, eles prestam continência a um grupo externo. Isso tem nome: traição”.
Durante a coletiva, a divisão ficou visível. Enquanto alguns exaltavam Bolsonaro com placas e discursos, outros pediam cautela. O deputado General Pazuello (PL-RJ) chegou a alertar: “Não coloca placa do Bolsonaro, ele já está exposto demais”.
Mesmo com o recesso, o deputado Filipe Barros (PL-PR) anunciou que a oposição vai atuar nas bases eleitorais para mobilizar apoiadores nas ruas. A prioridade, segundo ele, é pressionar contra as investigações e decisões judiciais que atingem Bolsonaro e seus aliados.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.