2260 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O jornalista Edward Luce, editor do Financial Times, criticou duramente as tarifas de 50% impostas por Donald Trump ao Brasil e afirmou que a medida tenta proteger Jair Bolsonaro ao atacar o sistema de Justiça brasileiro. Em artigo publicado nesta terça-feira (22), ele afirma que as sanções são uma retaliação ao Supremo Tribunal Federal (STF) por aplicar a lei contra o ex-presidente.
Luce ironiza que, ao mirar o Brasil, Trump pode estar ajudando Lula sem querer. Isso porque os maiores prejudicados pelas tarifas americanas seriam os pecuaristas e exportadores de café — setores fortemente ligados ao bolsonarismo. “Trump está, portanto, ajudando Lula, não Bolsonaro”, escreveu o colunista.
O jornalista comparou a situação à de outros países que enfrentaram sanções dos EUA e, como resposta, viram seus líderes ganharem apoio popular. Segundo ele, a tentativa de interferência externa pode unificar eleitores em torno de Lula e contra o trumpismo.
Luce batizou a estratégia de Trump de “incontinência imperial”, criticando o uso de tarifas como ferramenta de poder pessoal. Ele também destacou a incoerência: o Brasil, com superávit em favor dos EUA, foi punido com uma tarifa maior do que a Turquia, que tem déficit e é governada por Erdogan, aliado autoritário de Trump.
O colunista ainda criticou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, por revogar o visto do ministro Alexandre de Moraes. A medida, segundo ele, é mais um ataque direto à democracia brasileira por parte dos aliados de Bolsonaro nos Estados Unidos.
“Se existe um farol liberal democrático hoje em dia na área de Rubio, ele vem de Brasília e Ottawa. Por enquanto, Washington está fora”, conclui Luce, denunciando a guinada autoritária do trumpismo e sua tentativa de enfraquecer instituições democráticas fora dos EUA.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.