572 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), chegou a articular nos bastidores a nomeação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como secretário estadual. A jogada tinha um objetivo claro: salvar o mandato do "Zero Três", que corre risco após o fim da licença de 120 dias na Câmara dos Deputados.
Mas o plano fracassou antes mesmo de ser oficializado. Um conselheiro de tribunal superior alertou Castro que a manobra seria vista como um afronte direto ao STF, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, que conduz investigações contra o deputado.
A tentativa de blindagem poderia gerar desgaste grave com a Suprema Corte — e Castro, de olho nas eleições de 2026, recuou.
A manobra frustrada, em resumo:
-Plano: nomear Eduardo como secretário para salvá-lo de perder o mandato.
-Alerta: integrante de tribunal avisou que gesto seria provocação ao STF.
-Recuo: Castro desistiu temendo desgaste político e institucional.
Tentaram empurrar para São Paulo
Sem sucesso no Rio, aliados de Eduardo passaram a cogitar a nomeação em São Paulo, onde ele foi eleito deputado federal. A ideia era justificar politicamente o cargo, mesmo com Eduardo morando nos Estados Unidos (!).
Mas o plano também naufragou: auxiliares de Tarcísio de Freitas (Republicanos) descartaram a hipótese, temendo associação com uma manobra tão descarada para blindar um parlamentar investigado.
STF se antecipa
O ministro Alexandre de Moraes já estuda uma decisão cautelar para impedir Eduardo de assumir qualquer cargo público, em qualquer esfera de governo.
Se confirmada, a medida enterraria de vez as tentativas de nomeação — seja no Rio, em São Paulo ou em qualquer outro lugar.
O STF quer evitar que a extrema direita use cargos públicos como escudo judicial para seus líderes.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.