1739 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A nova ameaça de Donald Trump ao Brasil pode causar um colapso econômico no setor de laranja e suco do país. A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, já gera impacto no campo: produtores de municípios como Formoso (MG) cogitam deixar frutas apodrecerem por não haver mercado. O produtor Fabrício Vidal resume o desespero: “Você não vai gastar para colher sem ter para quem vender”.
O suco brasileiro representa 42% das importações dos EUA e movimentou US$ 1,31 bilhão na última safra. Agora, essa exportação corre risco de parar. Os preços despencaram para R$ 44 a caixa, quase metade do valor de um ano atrás. A incerteza, alimentada pela política caótica de Trump, já sufoca os produtores. “Cada dia que se aproxima da tarifa aumenta a ansiedade”, declarou Ibiapaba Netto, diretor da CitrusBR.
O impacto, no entanto, não será sentido apenas no Brasil. A produção de suco nos EUA vive o pior momento em meio século, com estimativa de apenas 108,3 milhões de galões para a safra 2024/25. Até setembro, 90% do suco consumido no país será importado. Metade desse total vem do Brasil, sendo comercializado por marcas como Tropicana, Minute Maid e Simply Orange. Substituir o Brasil, responsável por 80% do suco de laranja do mundo, será praticamente impossível.
A tarifa representa um aumento de mais de 500% em relação ao valor atual cobrado por tonelada. Até empresas norte-americanas, como a Johanna Foods, já se mobilizam judicialmente para barrar o absurdo. Coca-Cola e Pepsi, que respondem por 60% do mercado, também seriam atingidas. Mas o Brasil enfrenta um impasse: com tarifas altíssimas em países como Índia e Coreia do Sul, e baixa renda na China, faltam alternativas viáveis.
A União Europeia já absorve mais da metade do suco exportado pelo Brasil, dificultando compensações em outros mercados. Uma estratégia usada por alguns exportadores tem sido a triangulação via Costa Rica, mas a CitrusBR alerta que isso fere regras da OCDE. Diante desse cenário, os produtores brasileiros, como Ederson Kogler, esperam que novas alternativas surjam — ainda que saibam que essas mudanças não acontecem da noite para o dia.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.