3020 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai relançar, no próximo dia 5 de agosto, o programa Gás para Todos, com o objetivo de entregar botijões de gás de cozinha para cerca de 17 milhões de famílias brasileiras até dezembro de 2027. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante evento realizado nesta quinta-feira (24) em Minas Gerais, com a presença de Lula.
O novo programa social mira diretamente no combate à pobreza energética e na promoção da saúde pública, especialmente entre mulheres e crianças. “Muitas ainda cozinham de forma inadequada, com lenha ou materiais prejudiciais à saúde. Esse programa é fundamental”, destacou o ministro.
A iniciativa é parte do esforço do governo Lula para garantir dignidade às famílias mais pobres do país, reduzindo os impactos da inflação do gás de cozinha e assegurando o direito básico à alimentação feita de forma segura. A distribuição dos botijões será gratuita para as famílias cadastradas no CadÚnico, com prioridade para mulheres chefes de família e comunidades em situação de vulnerabilidade.
O combate à chamada pobreza energética tem sido uma das prioridades do atual governo, que já ampliou o acesso à tarifa social de energia e investe em energias renováveis para comunidades isoladas. O Gás para Todos se soma a essas ações, mirando diretamente nas periferias urbanas e nas zonas rurais mais empobrecidas do país.
Além de reduzir riscos à saúde, como doenças respiratórias provocadas pela queima de lenha, o programa também terá impacto positivo no meio ambiente, diminuindo o desmatamento para uso doméstico. A ação reforça a política do governo Lula de reconstruir um país mais justo, solidário e com inclusão social efetiva.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.