617 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, contrariou publicamente Donald Trump ao declarar que o escândalo envolvendo Jeffrey Epstein “não é uma farsa”. A fala, dada em entrevista à CBS News divulgada nesta quinta-feira (24), aprofunda a divisão dentro do Partido Republicano e expõe o incômodo crescente com o envolvimento do presidente norte-americano em mais uma crise.
Enquanto Trump insiste em minimizar o caso, chamando de “farsa” as investigações que envolvem seu falecido amigo — um financista condenado por crimes sexuais e encontrado morto em 2019 —, parte do próprio partido se recusa a encerrar o assunto. Johnson, aliado do presidente, foi taxativo: “Queremos transparência total. Todos os envolvidos nos males de Epstein devem ser levados à Justiça o mais rápido possível”.
A declaração ocorre no momento em que um subcomitê da Câmara, controlado por republicanos, aprovou uma intimação ao Departamento de Justiça exigindo todos os arquivos do caso Epstein. A decisão contou com votos favoráveis de três republicanos e cinco democratas, evidenciando a cisão interna e a pressão por mais esclarecimentos.
Tentando evitar uma briga pública durante o recesso parlamentar de verão, Johnson chegou a liberar os deputados um dia antes do previsto. Ainda assim, a revelação feita pelo Wall Street Journal nesta semana acendeu um novo alerta: a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, teria informado Trump, em maio, que seu nome aparece em documentos relacionados às investigações de Epstein.
A exposição de Trump nos registros oficiais, combinada à resistência de parte dos republicanos em enterrar o assunto, lança nova sombra sobre seu governo. A estratégia de ignorar o escândalo parece ruir, enquanto cresce a pressão por justiça e transparência dentro do próprio partido do presidente.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.