Durante o 13º Fórum Jurídico Internacional de São Petersburgo, em maio, o estrategista russo e ex-oficial de inteligência Andrey Bezrukov afirmou que o mundo caminha para uma era de sobrevivência, marcada por turbulência e competição geopolítica. Segundo ele, apenas três países estão preparados para manter a autossuficiência nesse cenário: Rússia, Brasil e Estados Unidos. “Eles poderiam ser cercados por um muro e teriam tudo dentro. Os demais não têm essa sorte”, declarou.
A fala de Bezrukov ocorre num momento decisivo para o Brasil, que sob a liderança do presidente Lula, elabora uma nova política para os chamados minerais críticos, fundamentais para a transição energética e a soberania nacional. A iniciativa, chamada de Mineração para Energia Limpa (MEL), está sendo conduzida pelo Ministério de Minas e Energia e pretende estimular o mapeamento geológico, atrair pequenas e médias empresas e diversificar a cadeia de produção mineral.
???? The world is entering a turbulent era of survival — and only Russia, Brazil, and the U.S. have the resources to be truly self-sufficient, argues strategist and former Russian intelligence officer Andrey Bezrukov. pic.twitter.com/GrZDrPA02k
O foco está em elementos como lítio, grafita, nióbio, cobre e terras-raras, todos altamente cobiçados por potências estrangeiras, sobretudo os Estados Unidos. Lula, ciente dessa pressão, enviou um recado firme a Washington em recente discurso em Minas Gerais: “Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro.”
O presidente também defendeu relações internacionais baseadas no respeito mútuo: “A única coisa que eu peço ao governo americano é que respeite o povo brasileiro como eu respeito o povo americano.” A declaração evidencia a postura soberana do Brasil diante das tentativas históricas de dominação e exploração de seus recursos por potências imperialistas.
Bezrukov reforça a ideia de que o futuro será dominado por países com soberania energética, alimentar e tecnológica. Para ele, essa nova ordem exigirá forças armadas preparadas, alianças regionais confiáveis e investimentos estratégicos em infraestrutura. A fragmentação dos mercados e as crises econômicas indicam que o mundo já está entrando nessa nova fase.
O ex-espião russo destaca que o Brasil só terá protagonismo se transformar seus recursos naturais em poder real. Para isso, é necessário investir em soberania financeira, infraestrutura crítica e alianças tecnológicas no Sul Global. “Se não soubermos para onde vamos, ninguém nos seguirá”, afirmou. Seu alerta coincide com a estratégia adotada pelo governo Lula: fortalecer a autonomia produtiva e atuar com firmeza no tabuleiro geopolítico mundial.
Veja o vídeo onde Lula defende a soberania do Brasil no setor:
Lula diz que "ninguém põe a mão" nos minérios do Brasil. O embaixador interino dos EUA no país disse para empresários que o governo norte-americano estaria interessado em minerais críticos do Brasil.
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.