STF reage à fuga de senador bolsonarista e bloqueia todas as contas de Do Val

Portal Plantão Brasil
25/7/2025 16:56

STF reage à fuga de senador bolsonarista e bloqueia todas as contas de Do Val

0 0 0 0

605 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) causou perplexidade ao revelar, nesta quinta-feira (25), que viajou para Miami, nos Estados Unidos, mesmo tendo seu passaporte bloqueado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A viagem ocorreu no dia 23 de julho e afronta diretamente uma decisão judicial da Primeira Turma da Corte, que não autorizou sua saída do país.

Segundo a imprensa, Do Val embarcou em um voo que partiu de Manaus, utilizando um passaporte diplomático — documento que ele havia afirmado não possuir. Em atitude desafiadora, declarou: “Se tinha um bloqueio, como é que eu saí? Tem que perguntar para a Polícia Federal”. A declaração expõe o desprezo do senador pela ordem constitucional e pelas instituições da República.

Diante da violação flagrante da decisão judicial, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio imediato das contas bancárias, investimentos, cartões de crédito e chaves Pix de Marcos do Val. Os bancos receberam 24 horas para cumprir a ordem. A medida visa impedir que o senador continue utilizando sua condição de autoridade pública para desrespeitar o Judiciário e frustrar a aplicação da lei.

Do Val é investigado por crimes graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, associação para o crime e divulgação de documentos sigilosos. A apuração corre em sigilo no STF e se insere no conjunto de investigações contra a articulação bolsonarista que tentou impedir a posse do presidente Lula e desestabilizar as instituições democráticas.

A fuga de Marcos do Val se soma à de outros aliados de Bolsonaro, como Carla Zambelli, que foi para a Itália, e Eduardo Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos. O padrão é claro: todos tentam escapar da Justiça enquanto posam de vítimas e atacam as instituições brasileiras. Em comum, o desrespeito à Constituição e o uso de privilégios para burlar a lei.

A tentativa de Do Val de se blindar atrás do passaporte diplomático — que jamais deveria ser instrumento de impunidade — é mais um sintoma do bolsonarismo em colapso. Ao atacar Alexandre de Moraes com palavrões e insultos públicos, o senador reforça sua postura de afronta à democracia. Mas o STF segue firme, e a lei, no Brasil, ainda vale para todos.


Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians