1874 visitas - Fonte: Exame
São Paulo - Nesta semana, Lula e Dilma conversaram sobre os próximos movimentos do governo para recuperar força em Brasília. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Dilma Rousseff teria pedido que ao ex-presidente que diminuísse as críticas ao governo nos bastidores. Segundo a publicação, isso estaria impactando ainda mais na imagem da presidente.
Lula, por sua vez, aconselhou que a presidente procurasse prefeitos e governadores eleitos para fortalecer a base governista. Com o apoio dos eleitos, o governo conseguiria aprovar medidas econômicas e os estados e municípios sofreriam menos do que se a União precisasse fazer cortes.
Durante conversa de mais de duas horas, Lula também se comprometeu em ajudar na articulação do governo com o congresso. Após o Carnaval, Lula vai se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o líder do partido na Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e com a bancada de senadores do PT.
O ex-presidente se comprometeu ainda em tentar reaproximar o governo de movimentos historicamente aliados do PT, como sindicatos e grupos que lutam por moradias populares. No começo do mês, os sindicalistas já haviam reclamado do tratamento do governo e pediram que a presidente ouvisse mais os conselhos de Lula.
Nesta semana, Lula teria dito a algumas pessoas do partido que está se preparando para concorrer à presidência em 2018 e planejou uma viagem pelo país para mobilizar as bases partidárias.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.