567 visitas - Fonte: Jornal Gnn
A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota da Petrobras da Baa3 para Ba2. Com isso, a estatal perde o grau de investimento e passa para o grau especulativo, indicando que investir na petrolífera brasileira passou a ser uma operação mais arriscada.
Das três maiores agências de classificacão de risco, a Moody's é a primeira a rebaixar a classificação da Petrobras para o nível conhecido como "bônus lixo", o que pode levar muitos fundos de investimentos a se desfazerem das ações da companhia. As outras duas são a Fitch e a Standard & Poor's.
Em nota, a agência argumentou que sua decisão "reflete uma preocupação contínua com as potenciais" pressões de muito curto prazo que a companhia petrolífera pode sofrer em sua liquidez. Ao mesmo tempo, diz não esperar melhoras na redução do nível de endividamento da empresa no médio prazo e também levantou questionamentos sobre como o rumo das investigações no caso de corrupção na empresa podem causar "distrações" que podem minguar seus esforços para melhorar seu nível operacional.
A Petrobras está no centro de uma investigação sobre uma rede de corrupção que operaria desde a década de 1990 e desviou uma soma estimada em bilhões de dólares, levando à prisão de vários ex-diretores da Petrobras e de empresários que faziam parte do esquema. A crise levou a Petrobras a substituir sua cúpula e a reduzir seus investimentos pelos problemas surgidos para captar fundos nos mercados associado à brusca queda dos preços do petróleo desde junho do ano passado.
A classificação de risco, ou rating da tradução em inglês, é a nota dada por instituições especializadas em análise de crédito, chamadas agências classificadoras de risco. Essas agências avaliam a capacidade e a disposição do emissor de um título em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida. O rating é um indicador relevante para os investidores, uma vez que fornece opinião a respeito do risco de crédito da dívida do país analisado.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.