General Heleno apoia o AI-5 de Eduardo Bolsonaro: ´ele tem de estudar como fazer´

Portal Plantão Brasil
31/10/2019 17:26

General Heleno apoia o AI-5 de Eduardo Bolsonaro: ´ele tem de estudar como fazer´

0 0 0 0

2813 visitas - Fonte: Estadão

Para o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, se o Brasil registrar protestos similares aos que ocorrem atualmente no Chile, algo terá de ser feito. Editar um “novo AI-5”, como sugeriu o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, exigiria estudos, pois o “regime democrático” impõe que uma proposta como essa passe “em um monte de lugares”.







Heleno conversou com o Estado, por telefone, no início da tarde desta quinta-feira, 31, e disse que ainda não tinha visto a entrevista em que o deputado Eduardo defende a reedição da norma de 1968 que levou a ditadura militar (1964-1968) ao auge do autoritarismo. Em nenhum momento da entrevista, o general repudia a hipótese de um novo AI-5.



O general é um dos principais conselheiros do presidente Jair Bolsonaro para assuntos militares. O ministro comparou a dificuldade para emplacar uma regra como o AI-5 ao ritmo lento que tramita o pacote anticrime de Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública. Abaixo, leia a entrevista:







Eduardo falou sobre editar uma espécie de novo AI-5, caso protestos no Brasil se radicalizem. O que o senhor acha a respeito?

Heleno: Ele (Eduardo) estava sob forte emoção com esse negócio da TV Globo. Tudo isso tem de ser considerado (a declaração do deputado foi dada segunda-feira, portanto, antes da reportagem do Jornal Nacional que menciona o nome do presidente no caso Marielle Franco). Essas coisas, hoje, num regime democrático... é complicado. Tem de passar em um monte de lugares. Não é assim. O projeto do (ministro da Justiça, Sérgio) Moro, fundamental para conter crime, não passa. Fazem de tudo para não passar. O pessoal não quer, não quer nada que possa organizar o País. Não quer dizer que isso vai organizar o País. Mas isso aí não é assim, vou fazer e faz. Então, não tenho o que falar.



Não ouvi ele (Eduardo Bolsonaro) falar isso. Se falou, tem de estudar como vai fazer, como vai conduzir. Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter. Mas até chegar a esse ponto tem um caminho longo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians